o studio
 

A Reeducação Postural Global – popularmente conhecida como RPG - é uma técnica que tem como princípio tratar
o indivíduo e não a doença. Isto porque cada pessoa reage de maneira diferente a um problema. Portanto, a forma de combatê-lo deve ser personalizada. Podendo ser indicada para pessoas de todas as idades, a RPG age contra dores lombares, dorsais e cervicais, lesões por esforços repetitivos (LER), desvios de coluna, dos pés e dos joelhos, enxaquecas, bursites, torcicolos e hérnias de disco.

No Stúdio RP, a RPG é utilizada também para prevenir os processos degenerativos articulares. Nos jovens, previne as consequências da má postura. É uma forma de Fisioterapia que se aplica também aos casos ortopédicos, pós-traumáticos, respiratórios, reumatológicos, neurológicos espásticos, e em todos os casos onde seja indicada fisioterapia.

Os nossos músculos são organizados em forma de 'cadeias musculares', ou seja, não podem agir isoladamente. É preciso, então, proceder a um alongamento total da cadeia muscular. Daí a expressão Reeducação Postural GLOBAL. Para isso, são utilizadas oito posições, e o corpo inteiro é colocado em estreitamento máximo para que sejam verificadas quais tensões se relacionam entre si. Por exemplo, uma torção de tornozelos pode provocar uma futura dor no ombro, devido à sobrecarga que o ato de mancar exerce sobre os demais músculos.

A RPG foi criado em 1980 pelo fisioterapeuta francês Philippe Souchard. Hoje o método é utilizado em vários países, e existem cerca de oito mil RPGistas - fisioterapeutas que utilizam o RPG - em todo o mundo, sendo três mil só no Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Reeducação Postural Global (SBRPG).

o studio
pilates
rpg
horário
contato
email santa fe ag